top of page

Sistema de Transmissão

O sistema de transmissão automotiva é o responsável por transmitir a força, rotação e torque, produzidos pelo motor, até as rodas, antes, passando pelo sistema de embreagem, caixa de câmbio, diferencial e semi-eixos.

A transmissão da força gerada pelo motor existe no automóvel desde sua criação. No começo a transmissão era realizada por polias e correias ou por discos de atrito colocados perpendicularmente entre si. Depois as relações de transmissão foram introduzidas e criadas às caixas de relações, conhecidas popularmente por caixa de câmbio.

As transmissões de força podem ser efetuadas nas rodas dianteiras, traseiras ou nas quatro rodas, independente da posição do motor, que pode estar atrás do veículo na frente ou no centro do veículo.

Os tipos mais comuns de transmissões são mecânicas, aquelas que o motorista realiza a mudança de marcha e acionando a embreagem e uma alavanca de seleção, mas existem transmissões automáticas que realizam as trocas por meio hidráulico com comandos sensoriais ligados a caixa, motor e pedal de acelerador.

 

A transmissão do veículo é um sistema importante e deve ser compreendido no entendimento do funcionamento do automóvel, as transmissões estão evoluindo e a tecnologia no desenvolvimento de novos produtos são contínuos na indústria automotiva.

Sistema de Embreagem

Antes de abordar a embreagem em si, é importante conhecer alguns princípios físicos para entender melhor seu funcionamento. O primeiro deles é o atrito. 

 

O atrito é um tipo de força de contato, ela existe apenas quando dois corpos estão em contato. Em outras palavras, a força de atrito pode ser entendida como sendo uma resistência do sistema ao movimento. Quanto maior é o atrito, maior a força aplicada.

 

Além disso, há também a força de torque, que permite que os componentes da embreagem tenham o movimento de rotação adequado, gerado pelo motor para o sistema de transmissão.

 

A embreagem é composta por três partes: o rolamento, o platô e o disco. O platô é feito pela carcaça da embreagem, placa de pressão e mola membrana. Uma função a parte, mas importante, da embreagem é a filtragem de vibrações torcionais, ou seja, previne que as rotações exercidas para gerar força pelo motor prejudique os equipamentos do sistema de transmissão. O platô é fixado ao volante do motor e o disco fixado sobre o eixo piloto do motor.

 

O eixo tem estrias que se fixam na parte interna do volante.Quando o pedal da embreagem é acionado, o fluído do circuito hidráulico desce e pressiona o cilindro auxiliar da embreagem. A haste externa aciona a alavanca e o garfo simultaneamente. O garfo puxa a alavanca e alivia a pressão do disco interno, afastando a placa de pressão do volante. Isso faz com que o disco de desconecte do volante, assim a transmissão acessa a caixa de torque através do eixo piloto, para que seja trocada a marcha.  Tudo bem, explicando assim, resumidamente, pode parecer muito trabalho, mas esse processo é repetido várias vezes pelo motorista.

  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2023 by Jade&Andy. Proudly created with Wix.com

bottom of page